Patrimônio histórico ameaça desabar em Paraíba do Sul

Igreja_de_Nossa_Senhora_do_Rosrio_019
Um dos mais antigos patrimônios históricos de Paraíba do Sul ameaça desabar a qualquer momento. Na última semana foram dezenas de denuncias de descaso do poder público com a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um monumento arquitetônico do século XIX construído por escravos e datado de 1881.

Segundo as denúncias, a igreja está abandonada há anos pelas autoridades, que nada têm feito para recuperar esse patrimônio de tamanha relevância para a história do município. Até mesmo a própria Igreja Católica, por parte da diocese de Valença e dos padres que a representam, tentaram por diversas vezes recorrer ao governo executivo na intenção de preservar o monumento e continuar abrigando os fiéis da comunidade do Rosário.
- Tivemos promessas de vários prefeitos, deputados e outras autoridades, nenhum deles cumpriu nada até agora. Só conversa fiada! – afirmou um dos moradores da localidade.
Nossa equipe de reportagem esteve na Igreja do Rosário na tarde desta terça-feira para constatar o abandono. O fato é que o prédio está completamente deteriorado pelo tempo e pela falta de manutenção, impossibilitando inclusive realizar qualquer atividade dentro das dependências. As missas em louvor à Santa Padroeira são realizadas num barracão improvisado ao lado da centenária igreja. Até a imagem de Nossa Senhora do Rosário, por questões de segurança, foi levada para a Matriz de São Pedro e São Paulo pelo Frei Edson, pároco da cidade, o que revoltou aqueles fiéis mais fervorosos.
Curioso foi notar a reação do governo Gil Leal. Ao tomar conhecimento da presença de nossa equipe na cidade, a fim de apurar o descaso com a Igreja do Rosário, a prefeitura enviou ao local o secretário de Obras, Marcos Roberto Costa, acompanhado de engenheiros. Segundo moradores, eles teriam feito uma avaliação das condições do prédio para tomar providências.
O medo de alguns moradores de que a igreja desabe é notório. Durante nossa visita, ouvimos lamentos de preocupação com o futuro do monumento, que representa muito para a comunidade da ladeira do Rosário e de toda a Paraíba do Sul.

Comments are closed.

Powered by WordPress | Deadline Theme : An AWESEM design